Pesquisando sobre o assunto encontrei este texto que me auxiliou bastante:
Veja algumas coisas que você deve observar quando for visitar a escola:
- O ambiente: é amplo, arejado, oferece condições para o bebê, possui escadas ou outros espaços que possam ser perigosos para o bebê?
- A alimentação: deve ser levada de casa, tem estrutura confiável para fazer as refeições do bebê, conta com nutricionistas, possui um cardápio?
- A sala de aula: é segura, tem um local para trocas de fraldas separado, possui um espaço para sonecas, possui brinquedos educativos e de estimulação do bebê?
- As professoras: quantas pessoas vão cuidar dos bebês, são muitas crianças no mesmo espaço, tem uma professora só?
- As atividades extras: aula de musicalização, hora do conto, teatro, atividades que possam fazer o bebê ser estimulado. Como são feitas e por quem? É a própria professora que trabalha isso com as crianças ou tem outro profissional para isso?
Essas são algumas ideias do que você deve saber. Adapte as informações e o que você vai perguntar ao que você acha importante.
Converse, questione, pergunte. Tenha certeza de que o espaço é ideal para a educação do seu filho. A escola deverá atender a todas as suas expectativas e se for confiável não hesitará em te responder a todos os questionamentos prontamente.
Fonte:
Papo de bebê
Em 2011 o Caio irá para a escolinha. Pesquisei e visitei várias escolas próximas a nossa casa. Encontrei cada coisa...por isso estava em dúvida se já era hora de colocá-lo em uma escolinha.
Mas conversando com a minha sogra e esposo decidimos que já é tempo. Ele fica o dia inteiro com minha sogra e meu sogro, não tem contato com outras crianças, só com o irmão mais velho (13 anos) e quando vamos à igreja e ele fica no culto infantil. Percebemos que ele ama ficar com outras crianças e já é bem espertinho pra idade dele. Fala de quase tudo, identifica e sabe o nome das partes do corpo, gosta de escrever (rabiscar, né kkk), ama papel, lápis e caneta que ele chama de "Quena", ele é bem sapequinha.
Tenho certeza de que será muito bom para o desenvolvimento e aprendizado dele.
Acredito que convívio com outras crianças e as diversas atividades conduzidas na escola por meio de brincadeiras vão ajudá-lo a organizar o pensamento, a encontrar um lugar dentro de um grupo e a usar mais intensamente suas percepções e seus sentidos.
Por indicação de uma amiga conheci uma escola muito boa e é próxima ao nosso bairro, tem uma ótima estrutura, profissionais capacitados, local é limpíssimo, bem arejado e organizado. Tem uma área de recreação compatível com a idade das crianças e monitores para cada faixa etária.
A cozinha é super arrumadinha e limpa. O refeitório é bem agradável e as crianças ficam bem confortáveis nas mesinhas e banquinhos. Os banheiros são super higiênicos com pias e vasos da altura das crianças.
A diretora foi muito atenciosa, nos mostrou cada cantinho da escola. Fiz mil e uma perguntas e todas foram respondidas por ela prontamente.
Fiquei de voltar depois com meu esposo e o Caio pra eles conhecerem o espaço. Quando voltamos ela nos mostrou tudinho novamente.
O Caio ficou por uns quarenta minutos na sala com as crianças para ir se adaptando e eu muito bobona dei tchauzinho, é claro que ele chorou, aff... que mãe tonta, né...kkk, mas logo em seguida já foi consolado pela professora e o chorinho cessou.
Confesso que sai com o coração apertado, meu bebezinho ali, entregue aos cuidados de uma estranha e com outros rostinhos que ele ainda não conhecia e o olhavam com interrogação.
Era pro Caio ficar por um período de 1 hora, mas voltei em 35 minutos ahahha, não aguentei. E para minha surpresa quando cheguei pra buscá-lo a professora o trouxe no colo e ele estava todo sorridente, dizendo: "Mamãe, binquei com a quiança da colinha". Eu morrendo de medo de ele estranhar e o bonitinho adorando...ahaha
Resolvemos então matriculá-lo, as aulas começam em janeiro de 2011. Ai Jesus me ajude!!
Ele vai ficar meio período, vamos ver como será o dia a dia do meu pequenininho.