19 julho 2010

Lula e a Lei das Palmadas

"O papel do Estado é proteger a família e não proibir os pais de educarem seus filhos de acordo com os seus principios morais e religiosos." (Gilson Bifano)

"O direito de determinar a educação moral das crianças é exclusivamente dos pais, não do Estado. O papel do Estado é apenas respeitar a decisão dos pais e protegê-los nessa decisão. Ninguém — nem mesmo o Estado —protege melhor as crianças do que a família." (Julio Severo)


Não preciso que o Estado diga onde e como educar meus filhos!



 

07 julho 2010

Crise de enxaqueca

Outros Sintomas da Enxaqueca, Além da Dor de Cabeça
- AVERSÃO À LUZ (FOTOFOBIA)
A fotofobia, ou aversão à luz, ocorre com frequência. A pessoa, nesses casos, não aguenta ficar na claridade, ou mesmo expor-se a uma quantidade normal de luz, preferindo um lugar escurecido. Há dificuldade em focalizar objetos brilhantes, ou mesmo ver televisão, ler um livro, e assim por diante. Muitos recorrem a óculos escuros.
A fotofobia costuma vir acompanhada de lacrimejamento e congestão ocular (os olhos ficam vermelhos).

- AVERSÃO AO BARULHO (FONOFOBIA)
Qualquer barulho incomoda, mesmo a voz mais baixa e suave ou a música mais relaxante, preferindo o doente permanecer num ambiente o mais silencioso possível. Saiba o porquê desta sensibilidade ao barulho e à claridade, bem como a hipersensibilidade do couro cabeludo, no meu novo livro, Enxaqueca - Finalmente uma Saída, página 60.
- HIPERSENSIBILIDADE DO COURO CABELUDO E FACE
Dificultando e tornando dolorosos atos como o de se pentear ou deitar sobre o lado acometido. O simples toque na cabeça já pode doer, nos indivíduos afetados. Nesses casos, a massagem na cabeça durante a crise está contra-indicada.
- INCHAÇO AO REDOR DOS OLHOS, FACE, E, POR VEZES, TODO CORPO
Isto representa uma alteração do chamado equilíbrio hidroeletrolítico (de água e sais minerais) do organismo, traduzindo-se por acúmulo e extravasamento de água dos vasos sanguíneos para os tecidos vizinhos.

- CORIZA E OBSTRUÇÃO NASAL
Não raro, certas pessoas apresentam-se com o nariz escorrendo, ou então entupido, sempre que têm crise de enxaqueca. Muitos julgam ser rinite, alergia ou resfriado, mas o fato é que pode se tratar de outro fenômeno acompanhante da enxaqueca. A explicação pode basear-se em certas descargas do sistema nervoso local, levando a dilatação dos vasos sanguíneos nasais, bem como aumento de secreção. Nesses casos, a coriza e obstrução nasal cessam após terminada a dor, frequentemente retornando junto com as próximas crises.

- ALTERAÇÕES DO HUMOR
Estas alterações normalmente antecedem as crises de enxaqueca, podendo mesmo servir de premonição.
A pessoa, antes da dor, pode tanto ficar eufórica, experimentando sensação de alegria e bem-estar inigualáveis, ou, como é mais comum, ficar deprimida, nervosa, mal-humorada e com o corpo mole. É dessa forma que alguns já sabem que terão dor de cabeça naquele dia ou no dia seguinte.
A explicação é que existe uma estreita relação entre o centro cerebral que sedia as emoções e humor e os centros cerebrais de dor. As alterações de humor representam um dos elos da corrente bioquímica de eventos cuja consequência final é a dor de cabeça.
Claro está que, uma vez iniciada a dor, a alteração do humor se dá em 100% dos casos, e sempre para o lado do mau-humor, com muita justiça!
Um enxaquecoso poderá apresentar, mesmo fora das crises, ansiedade, depressão, irritabilidade, agressividade e flutuações do humor.


- DISTÚRBIOS DE MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO
Quem sofre de enxaqueca, reclama quase sempre de problemas de memória, de que se esquecem com facilidade das coisas, de que têm dificuldade para pensar, raciocinar e se concentrar.
A razão deste fatos é a diminuição de um neuropeptídeo importantíssimo na enxaqueca chamado dopamina.

- SENSAÇÃO DE "CABEÇA PESADA" OU "CABEÇA LEVE"
Difícil para o sofredor explicar direito esta sensação, mas ela, e outras alterações sutis da sensibilidade, podem ocorrer durante a crise de enxaqueca.

- SENSAÇÃO DE QUE "ALGO ESTÁ CAMINHANDO SOBRE A CABEÇA"
Ocorre que a desregulação química cerebral da enxaqueca afeta as sensações objetivas, podendo originar este curioso fenômeno.

- MEDO. PÂNICO. SENSAÇÃO DE QUE ESTÁ ENLOUQUECENDO
Sensação de perigo iminente, medo de morrer, de passar vergonha, de perder o controle, sudorese, taquicardia, dores no peito, tonturas, náuseas, formigamento nas mãos - todos estes sintomas podem caracterizar uma crise de pânico. Os indivíduos portadores deste distúrbio desenvolvem extrema ansiedade entre as crises (de pânico), e acabam por procurar evitar situações até comuns, como entrar em elevadores, aviões, lugares fechados, ou aglomerados, dirigir carros ou ficar sozinho.
Isso, com certeza, tornará a vida do indivíduo um tanto precária.
Estes distúrbios de pânico ocorrem muito mais frequentemente em indivíduos sofredores de enxaqueca. Não é propriamente um sintoma da enxaqueca, mas possui as mesmas raízes neuroquímicas, e normalmente quando o paciente melhora de sua enxaqueca, cessam também as crises de pânico.

No livro Enxaqueca - Só Tem Quem Quer, você encontrará soluções bastante inovadoras e práticas para se livrar da sua enxaqueca.
Diferente do "Distúrbio do Pânico", descrito acima, existe a sensação de medo da crise chegar e impotência diante dela. Esta sensação precisa ser controlada a todo custo, sob pena da dor vir mais intensa, ou até prolongar-se. Nesse sentido, técnicas de relaxamento podem ser de grande utilidade.
- DIURESE EM EXCESSO
Por aí se percebe como a enxaqueca é uma doença com vários sintomas, que não apenas a dor de cabeça. Em alguns indivíduos, aquele distúrbio hidroeletrolítico já mencionado acima, gera uma diurese excessiva durante a crise!

- DIARRÉIA
Da mesma forma, alguns sofredores, durante as crises, apresentam este sintoma. A diarréia pode ocorrer como parte integrante da crise de enxaqueca, e passa junto com a crise.

- FRAQUEZA, TONTURAS, DESÂNIMO
Também, não é para menos. Com tanta dor e outros sintomas, é natural que isso ocorra!

Ontem e hoje estou com uma enxaqueca das bravas... fui ao neuro e ele pediu uma tomografia, vamos ver se consigo me livrar disso....AFFFFFFF, ninguém merece!

Fonte: http://www.enxaqueca.com.br/blog/
Related Posts with Thumbnails